Processando

Resumo

Um caso de estudo e sucesso

Sobre a Rap Cultural BR
Pergunta: Como surgiu o Projeto Rap Cultural BR
"Resposta: O Projeto Rap Cultural BR surgiu a partir da minha paixão pela cultura Hip Hop, que começou em 2007, quando tive meu primeiro contato com o movimento. Na época, mesmo sendo muito jovem, já observava o aumento significativo das visualizações em canais do YouTube e a ascensão de artistas internacionais. Pouco tempo depois, comecei a me envolver mais profundamente com o Rap Nacional, o que consolidou minha paixão pela cultura Hip Hop, um dos quatro elementos fundamentais desse movimento. Inspirado por essas experiências, decidi criar o projeto em 2022 para valorizar e expandir o alcance da Cultura do movimento Rap no Brasil."
Quem é fundador do Projeto
Resposta: O fundador do Projeto Rap Cultural BR é Daniel Henrique, residente da cidade de São Miguel dos Campos, em Alagoas. Formado em especialização de front-end, Daniel atua na área de programação e foi o responsável por desenvolver as principais ferramentas digitais que possibilitaram a execução inicial do projeto. Sua expertise técnica, aliada à paixão pela cultura Hip Hop, foi fundamental para estruturar e lançar o Rap Cultural BR.
Quais trabalhos já foram desenvolvidos
Resposta: Em 2024, o Projeto Rap Cultural BR conquistou duas premiações de destaque em nível estadual, reconhecendo o sucesso dos seus principais projetos: o próprio Rap Cultural BR e o Portal de Notícias Cultural - RCB. Além dessas realizações, o projeto também promove o curso "Agência de Talentos", que tem como objetivo a difusão e o reconhecimento artístico e profissional de jovens e adultos, tanto em São Miguel dos Campos, Alagoas, quanto globalmente, através da internet. O curso é financiado por recursos da Lei de Incentivo à Cultura - Paulo Gustavo, e busca fomentar o surgimento de novos talentos na cena cultural local, ampliando seu impacto no Brasil e além.
Prêmiações mais recentes
RAP CULTURAL BR - PROJETO
A Rap Cultural BR, conseguiu aprovação para o Edital nº 16/2023 - Prêmio Zumbi dos Palmares para a Cultura Afro-Brasileira 2023 - Faixa 03 - Prêmios para projetos de Mestres Griôs da Cultura Hip-hop.
PORTAL DE NOTICIAS E ENTRETENIMENTO - RAP CULTURAL BR
A Rap Cultural BR, conseguiu aprovação para o Edital nº 15/2023 - Prêmio Ator Denilson Leite - Faixa 2 - Prêmios destinados aos Eventos culturais, sendo eles: multiculturais independentes com projetos que promovam a produção de e-books, livros, sites, blogs, pesquisas e outras formas de registro e difusão do conhecimento, reconhecendo a importância de documentar e compartilhar as experiências, conquistas e desafios enfrentados pela comunidade LGBTQIAPN+, destinados às Pessoas Físicas e Microempreendedores Individuais (MEI).
RAP CULTURAL BR - AGÊNCIA DE TALENTOS
A Rap Cultural BR, conseguiu aprovação para o Edital de Chamamento Público 03/2023 - Cultura - Edital Gladys Bezerra Apratto - Apoio a Espaços Artísticos e Culturais - Categoria X - Fomento a Cursos e Oficinas de Cunho Artístico e Cultural, Atividades de Economia Criativa e Economica Solidária.
Edital de Seleção para Agentes Territoriais de Cultura
QUAL A METODOLOGIA DOS AGENTES TERRITORIAIS DE CULTURA?
A metodologia proposta tem a educação popular e a participação social como fundamentos, constituindo um convite à transformação social e cultural, através de quatro ações pedagógicas centrais: os Círculos de Cultura, a Territorialização da Política Cultural, a Cartografia e a Comunicação Comunitária. Esses quatro elementos se entrelaçam para criar uma metodologia popular e participativa nos territórios envolvidos no PNCC.
CÍRCULOS DE CULTURA
Espaços de diálogo horizontal entre os agentes no Estado, que valorizam as culturas locais e promovem a reflexão sobre as vivências, proporcionando aos agentes momentos de conscientização crítica sobre seu processo de formação e sua leitura e interpretação do território, permitindo-lhes refletir sobre suas ações de formação, comunicação, mobilização, atendimento e atividades de comunicação.
TERRITORIALIZAÇÃO DA POLÍTICA CULTURAL
Reconhecimento, identificação e fomento das diversas formas de expressão cultural e artística que se dão nos territórios onde elas são cotidianamente produzidas. Buscando o reconhecimento e a valorização de saberes e fazeres culturais em diferentes contextos e escalas territoriais, essa perspectiva permite estimular não só a produção, mas também a circulação e o intercâmbio dessas expressões e de seus produtores. No contexto da territorialização da política cultural, é fundamental compreender o território a partir de uma perspectiva que o situa nas relações sociais de produção material e simbólica historicamente construídas.
CARTOGRAFIA
Acompanhamento dos percursos e das conexões com os atores locais para mapear não apenas os territórios físicos, mas também os fazeres e as paisagens sociais, políticas e existenciais. Essa abordagem permitirá ao agente mergulhar nas relações que deseja compreender, reconhecendo que ele próprio é parte integrante do processo de pesquisa e ponto de partida para sua ação no território.
COMUNICAÇÃO COMUNITÁRIA
Ferramenta poderosa para reconhecer e amplificar as vozes das comunidades, conversando com os sujeitos nos territórios a partir da sua linguagem.
RESULTADO FINAL - Nº 01/2024 - PROEX/RE/IFRN
Resultado Final da Seleção (Pós-Recurso)
Classificada dentro do n° de vagas, Pontuação 69,5 - Região Alagoas - Nordeste

Conclusão: Após conhecer um pouco mais sobre a trajetória do projeto

Você agora pode voltar ao módulo atual para continuar seus estudos, basta apenas clicar no botão a seguir e continuar com seu aprendizado.

Retorna
TOP